segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Últimas Notícias


PROJETO NÚCLEO DE INICIAÇÃO ESPORTIVA

Professores do Projeto Núcleo de Iniciação Esportiva
A Prefeitura Municipal de Cachoeira do Sul, através da Secretaria Municipal dos Desportos, SMD, inicia neste sábado O Projeto Núcleo de Iniciação Esportiva, integrando o Programa de Incentivo ao Esporte e Lazer.

O Projeto Núcleo de Iniciação Esportiva tem por objetivo  oferecer a crianças e adolescentes de Cachoeira do Sul  a prática da iniciação esportiva através das modalidades de futebol, vôlei, basquete, handebol e canoagem através de treinamentos específicos e ações transversais direcionadas a educação ambiental, inclusão social e a formação de cidadãos, como forma de combate aos riscos sociais que atingem a infância e a adolescência.

Toda e qualquer criança ou adolescente,  com idade mínima de nove anos residente no município de Cachoeira do Sul, pode participar do Projeto observando-se os limites e critérios para preenchimento das vagas disponibilizados pelo Projeto, bastando realizar a ficha de inscrição diretamente na Secretaria Municipal dos Desportos, na Rua Ramiro Barcelos, n° 2121, junto ao Ginásio Municipal, os interessados podem buscar informações sobre os horários e normas de funcionamento em: www.smdacachoeira.blogspot.com.

O Projeto terá como base principal o Ginásio Municipal Derli Steinmetz, onde funcionará a coordenação do Projeto e sede das primeiras aulas; o Projeto  terá como responsáveis técnicos os professores, José Antônio Terra de Oliveira, Acilon Brum Almansa Carlos, Cristiano Garcia e Raufer da Silva Costa e o Estagiário Bruno Dutra, a equipe técnica trabalhará treinando fundamentos técnicos e físicos de cada modalidade incluindo ao dia a dia temas transversais, avaliações e acompanhamento escolar buscando a formação social integral de crianças e adolescentes.

PRIMEIROS APOIADORES: O Projeto aposta na realização de parcerias público-privadas para a qualificação e ampliação do Projeto, o Lions Fandango realizara a compra de bolas e equipamentos para as aulas, a Loja Lauri Esporte também apoiara ao projeto e a Empresa Horbach já esta em tratativas para sediar em suas instalações um Núcleo na Zona Norte do Município.

PRIMEIRA AULA: A Primeira aula do Núcleo de Iniciação Esportiva acontecerá neste sábado, dia 18 de maio no Ginásio Municipal Derli Steinmetz, entre às 8h e 10 h da manhã será realizado o encontro do basquete para todas as idades e realização de inscrições, e entre às 10h às 12h, será realizado o vôlei, todos estão convidados a participar, após esta aula serão organizadas as turmas de acordo com as idades dos participantes.

A SMD continuará a busca por apoiadores para este Projeto que iniciará junto ao Ginásio Municipal, mas que poderá ser ampliado para outros pontos do Município de acordo com a procura e capacidade de ampliação de Núcleos. É um trabalho voltado a formação de base e qualidade de vida de crianças e adolescentes e, que em um futuro pode render atletas para equipes de competições, pois o foco principal neste primeiro momento é a formação técnica, física, inclusão e integração entre crianças e adolescentes através do esporte.

_________________________________________________________________________
JOGOS ESCOLARES DE CACHOEIRA DO SUL, JECS/2019, REALIZARÁ UMA HOMENAGEM A UMA PERSONALIDADE DO ESPORTE EDUCACIONAL DE CACHOEIRA DO SUL

Começa nesta segunda-feira dia 20, às 13h30 min, com a disputa do handebol infantil  masculino e feminino os Jogos Escolares de Cachoeira do Sul, JECS, 2019.

Os JECS são realizados pela Prefeitura Municipal de Cachoeira do Sul através da Secretaria Municipal dos Desportos, SMD, e são voltados a integração entre as escolas de Cachoeira do Sul e Região, permitindo a participação de Escolas Públicas e Privadas, de Cachoeira do Sul e de outras cidades.

OS JECS 2019 trazem como novidades a inserção de novas modalidades, em uma parceria com a Sociedade Rio Branco será realizado em Novembro competições escolares de Natação e em parceria com o Colégio Rio Branco serão realizadas competições de Vôlei de Areia.

As competições que tem como objetivo principal integrar alunos de diferentes instituições terão ainda as modalidades de Tênis de Mesa, Basquete, Xadrez, Damas, Futsal, Atletismo, Vôlei, e o Handebol, Vôlei de Areia e Natação como já citados.

Serão premiados os três primeiros colocados por modalidade e a escola que somar mais pontos no término da competição receberá o Troféu Rotativo JECS permanecerá com a Escola vencedora até o início da competição do ano seguinte, se a Escola vencer por três anos consecutivos ou por cinco anos intercalados ficara em definitivo com o troféu. A SMD lançara nos próximos dias uma campanha para que a comunidade escolar escolha o nome do troféu, homenageando uma personalidade do esporte cachoeirense ligada ao esporte educacional.


Para participação é necessário a inscrição junto a Secretaria Municipal dos Desportos, na rua Ramiro Barcelos, 2121, junto ao Ginásio Municipal; regulamentos, calendários e informações estão disponíveis em: www.smdcachoeira.blogspot.com
_________________________________________________________________________
FORUM ESTADUAL PARA GESTORES ESPORTIVOS

Nesta terça-feira, 30 de abril de 2019, nas dependências do Clube União na cidade de Porto Alegre foi realizado o 1° Forum Estadual para Gestores Esportivos, atividade organizada pela Secretaria do Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul em parceria com a FAMURS. O Forum foi direcionado para gestores esportivos das prefeituras municipais, federações esportivas, clubes e associações e abordará questões como os planos e ações da Secretaria e as leis de incentivo fiscal direcionadas para o Esporte com apresentação do PRÓ-ÉSPORTE-RS – Lei de Incentivo ao Esporte e Fundo Estadual para o Esporte e Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal.

A Secretaria Municipal dos Desportos dentro do PROJETO CAPACITAR que visa qualificar os atores envolvidos na promoção do esporte e lazer viabilizou o transporte de dirigentes de entidades cachoeirenses para participação no Forum.

- Adriano Pedroso Pereira – Associação Cachoeirense de Futebol Varzeano

- Alvares Dias Junior – Educando com Esporte

- Bruno de Oliveira Dutra – Curso de Educação Física

- Guilherme Machado de Brum – Sociedade Rio Branco

- José Antônio Terra de Oliveira Junior – Secretaria Municipal dos Desportos

- Luis Roberto Fagundes Batista – Associação de Damistas Cachoeirense

- Raufer da Silva Costa – Associação Cachoeira de Canoagem e Ecologia
________________________________________________

GINÁSIO MUNICIPAL DERLI STEINMETZ


Após vistoria realizada na sexta-feira, dia 26 de abril de 2019, pelo Corpo de Bombeiros de Cachoeira do Sul o Ginásio Municipal Derli Steinmtez foi liberado para sediar os jogos e atividades de esporte e lazer para o Ano de 2019. A liberação ocorreu através do Alvará de prevenção e Proteção Contra Incêndio - APPCI n° 2583.

O Ginásio Municipal Derli Steinmtez possui 1.699,62 m² de área construída e capacidade total de 798 pessoas e 607 lugares demarcados na sua arquibancada. A Prefeitura Municipal de Cachoeira do Sul através da Secretaria Municipal de Desportos e Secretaria de Obras com o apoio do 3° Batalhão de Engenharia de Combate realizarão uma reforma geral no Ginásio que completa 10 anos de atividade em 2019.

A SMD esta promovendo a campanha "JOGUE LIMPO" no Ginásio Municipal com o objetivo de reduzir os danos decorrentes de vandalismo e e falta de cuidado com o Ginásio. A Campanha JOGUE LIMPO conta com placas e chamadas de áudio durante os jogos com orientações e informações sobre cuidados com o Ginásio destinação de resíduos e atenção normas de segurança.

O piso do Ginásio contou com substituição de aproximadamente 116 m² de parque, sendo lixada e pintada toda a quadra já realizando a marcação para quadra de basquete,, as redes e grades de proteção foram recuperadas, foram instalados novos bancos para comissão técnica e reservas e o placar eletrônico será revisado por empresa especializada já contratada pela Prefeitura Municipal.

Nos banheiros de uso público foram realizada manutenção hidráulica e elétrica, pintura, substituição de assento de vasos sanitários, recuperação e pintura das portas, instalação de   suporte para papel higiênico e colocação de lixeiras de uso geral e em todos os sanitários.

Nos vestiários foram construídos bancos de concreto, instalação de prateleiras para e suportes para uniformes e mochilas, manutenção hidráulica e elétrica, pintura, substituição de assento de vasos sanitários, recuperação e pintura das portas, instalação de   suporte para papel higiênico e colocação de lixeiras de uso geral e em todos os sanitários, chuveiros novos, porta shampoo, colocação de espelho e foi colocado a disposição das equipes quadro tático poliesportivo para orientação dos treinadores aos atletas.

As arquibancadas foram pintadas, as grades e corrimões foram reforçados e pintados, foi realizado a instalação de placas de orientação e lixeiras em todos os setores.

Todos os itens de segurança passaram por revisão, sendo substituídos barra anti-pânico, recarga de todos os extintores, substituição das lâmpadas e luminárias de emergência, revisão do sistema de alarme sonoro e recuperação do sistema de hidrantes.

NOVIDADE: A novidade para o ano de 2019 são as tabelas de basquete hidráulica que já estão a disposição para uso no Ginásio Municipal. As tabelas são oriundas de Emenda Impositiva do Vereador Jeremias Madeira, no valor de R$ 28.111,00, as tabelas possuem um sistema de acionamento para elevação e recolhimento, mecânico hidráulico manual; carro base de locomoção e recolhimento; rodas de poliuretano; apropriadas para locomoção em pisos esportivos; sistema de frenagem acionado durante os jogos com sapatas de perfeita imobilização; tabela de vidro temperado 1,80 x 1,05 m com 10mm de espessura, com recorte para evitar contato do suporte do aro com o vidro, aros flexíveis com 3 molas aspirais acondicionadas em caixa metálica triangular. 

DECRETO MUNICIPAL REGULAMENTA O USO DO GINÁSIO MUNICIPAL DERLI STEINMTEZ: O Prefeito Municipal Sérgio Gighnatti assinou no dia 23 de Abril de 2019 o Decreto n° 015/219 que regulamenta a cedência para uso e fixa o valor para locação do Ginásio Municipal. O Decreto regulamenta a cedência sem ônus para entidades privadas sem fins lucrativos e para instituições públicas municipais, estaduais e federais, para os demais o uso sera através de locação com o custo de 01 URM por hora, sendo pago através de boleto bancário. As cedências e locações devem ser agendadas junto a Secretaria Municipal do Desportos conforme disponibilidade de horário uma vem que o Ginásio é utilizado para sediar os jogos dos Campeonatos Municipais, Estaduais, Competições Escolares, atividades de esporte e lazer da SMD e ainda sedia os treinamentos de equipes cachoeirenses que disputam competições representando Cachoeira do Sul. O Decreto ainda responsabiliza os usuários sob eventuais danos causados as instalações como uma forma de cuidado e preservação do Ginásio Municipal.

_________________________________________________________________________

CALENDÁRIO ESPORTIVO 2019

A Secretaria Municipal dos Desportos, SMD, esta elaborando o Calendário de Atividades Esportivas 2019 e solicita as Entidades, Associações, Atletas e Empresas que realizarão atividades de Esporte e Lazer que entre em contato com a SMD para inclusão de suas atividades no Calendário 2019.

O principal objetivo do Calendário é evitar a realização de atividades similares que atendam ao mesmo público alvo em uma mesma data, serão muitas atividade até o final deste ano e este calendário permitirá também uma melhor organização das atividades e permitirá uma melhor preparação de equipes e atletas.


O contato com a Secretaria pode ser realizado através do E-mail: smdcachoeiradosul@gmail.com ou pelo Fone/WhatsApp: (51) 997732913. As datas serão divulgadas no Blog da SMD: www.smdcachoeira.blogspot.com.br. Algumas atividades já agendadas já estão disponíveis no Blog. 

_________________________________________________________________________
CFV começou a concretagem da Quadra de Esportes da Praça de Esportes José Bonifácio

A movimentação começou cedo nesta sexta-feira (17) na quadra poliesportiva da Praça José Bonifácio. A empresa CFV Obras Públicas, de Agudo, que venceu o processo licitatório para conclusão da obra, iniciou o serviço de concretagem da cancha. 12 homens, funcionários da CFV e da Concretos Trevisan trabalhavam no local. A expectativa é de utilizar cerca de 70 metros cúbicos de concreto, o que representa cerca de 8 caminhões de material. O piso terá 10 centímetros de altura. Ainda nesta sexta-feira a equipe fará o lixamento do piso.

O prefeito Sergio Ghignatti e o vice Cleber Cardoso,  o Secretário dos Desportos Edson Neves Junior, o  Engenheiro Régis Devilla e servidores da Secretaria Municipal dos Desportos acompanharam o trabalho com entusiasmo, já que a conclusão da obra da cancha e das arquibancadas é aguardada a bastante tempo. O investimento é de R$ 294.811,96 e a obra tem prazo de 5 meses para ficar pronta. O recurso é de emenda parlamentar do Deputado Federal Elvino Bohn Gass.
________________________________________________

SECRETARIA MUNICIPAL DOS DESPORTOS LANÇA O PROJETO CAPACITAR ESPORTE

A Secretaria Municipal dos Desportos lança o PROJETO CAPACITAR ESPORTE, Projeto que integra o Programa de Incentivo ao Esporte e Lazer, PIEL. O CAPACITAR ESPORTE tem por objetivo a capacitação das ações de esporte e lazer em Cachoeira do Sul, através da realização de cursos, seminários e atividades que viabilizem qualificar a comunidade esportiva e as atividades que são desenvolvidas no Município.

A primeira ação do PROJETO CAPACITAR  será a participação no 1° Fórum Estadual para os Gestores Esportivos, que acontecerá no dia 30 de Abril de 2019, pelos turnos da manhã e tarde, em Porto Alegre, atividade organizada pela Secretaria do Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul em parceria com a FAMURS. 

O evento é direcionado para gestores esportivos das prefeituras municipais, federações esportivas, clubes e associações e abordará questões como os planos e ações da Secretaria e as leis de incentivo fiscal direcionadas para o Esporte com apresentação do PRÓ-ÉSPORTE-RS – Lei de Incentivo ao Esporte e Fundo Estadual para o Esporte e Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal.

A Secretaria Municipal dos Desportos estará viabilizando o transporte de representantes de entidades e associações esportivas de Cachoeira do Sul, para qualificar e incentivar os gestores dos projetos esportivos de nossa cidade a desenvolverem projetos para captação de recursos Estaduais e Federais para qualificar e ampliar o desenvolvimento esportivo em Cachoeira do Sul.

O Transporte será realizado através de uma Van com 14 lugares, portanto serão priorizados um representante por entidade até o limite de 14 vagas mediante reserva junto a SMD, cada entidade será responsável pelo custo da alimentação do seu representante.

Interessados entrar em contato com a Secretaria Municipal dos Desportos:
Endereço: Rua Ramiro Barcelos n° 2121, junto ao Estádio Municipal
E-mail: smdcachoeiradosul@gmail.com
Fone / WhatsApp: (51) 997732913
______________________________________________________
Ulbra será a patrocinadora do Circuito de Corrida de Rua 2019

A Secretaria Municipal dos Desportos fechou nesta sexta-feira uma parceria com a ULBRA Campus Cachoeira do Sul, que será a patrocinadora do Circuito ULBRA de Corrida de Rua 2019, que terá 10 etapas entre abril e dezembro de 2019. A Corrida de Rua é uma modalidade esportiva que contribui significativamente para o bem estar do praticante, o Circuito Cachoeirense de Corrida de Rua tem por característica integrar gerações de atletas com provas para todas as idades assim como para atletas de alto rendimento, atletas especiais e atletas que estão iniciando na modalidade; destacando que o Circuito recebe também de diversas cidades gaúchas principalmente da atletas da Região Central do Estado.



Uma das motivações dos corredores de rua esta na superação individual, melhorar seu rendimento em relação a si próprio e com isto superar seus adversários que não são apenas os competidores do Circuito, mas a inatividade e a necessária busca por uma melhor qualidade de vida.



Os participantes são divididos em quatro níveis com o objetivo de proporcionar em um mesmo evento atletas amadores e atletas de elite da corrida de rua fazendo com que os atletas iniciantes sejam premiados distintamente dos atletas de Elite.




Nenhum comentário:

Postar um comentário